Servidores podem ganhar 8 dias de folga com doação de sangue em RO

doacao_de_sangueUm nova lei municipal aprovada em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, garante oito dias de folga por ano para servidores municipais que fizerem doações regulares de sangue. Para serem contemplados com o benefício, os funcionários públicos precisam doar voluntariamente entre três e quatro vezes no período de um ano. A iniciativa é motivada pela necessidade de aumentar o estoque de sangue da Fundação de Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) na cidade.

No Brasil, desde de 27 de março de 1950, já existe a Lei 1.075 que prevê a dispensa do trabalho para doadores voluntários de sangue, mas somente no dia da coleta.

A Lei 3.646/PMC/2016 aprovada concede oito dias de folga para servidores municipais do sexo masculino, que efetuarem quatro doações de sangue dentro de um ano. Já as mulheres devem comparecer ao centro de coleta pelo menos três vezes para doar no mesmo período. O benefício deverá ser dividido em pelo menos dois momentos.

Segundo a lei, a iniciativa é motivada pela necessidade de suprir o estoque do banco de sangue do município. Conforme o diretor da Fhemeron, em Cacoal, Tochiuqui  Nakandakare, a média de coleta é de 25 bolsas por dia.

O sangue coletado é repassado aos hospitais públicos e particulares da região. Com a inauguração do Hospital de Urgência e Emergência Regional (Heuro), em dezembro de 2015, a demanda cresceu. Atualmente, para aumentar o estoque são realizadas coletas em outros municípios.

Nakandakare aprovou a ideia, porém, ele ressalta que o ato solidário deveria ser praticado sem a necessidade de uma lei de incentivos. “Espero que este ato não seja só pelas vantagens da folga, mas seja também uma ação de solidariedade, pois cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas”, afirma.

Regras para doar sangue
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, estar com documento com foto e bem alimentado. O doador deve ter 50 quilos ou mais e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem estar em uso de medicamentos. Além disso, é recomendado que o doador tenha dormido pelo menos 6h na noite anterior e evitar alimentos gordurosos 3h antes da doação.

A unidade de coleta e transfusão da Fhemeron em Cacoal está localizada na Avenida Malaquita, s/nº, Bairro Josino Brito. Telefone (69) 3441-0823.

Fonte: G1

Comente com o Facebook

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal É Fato Rondônia. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.