Cumprindo o calendário salarial dentro do mês trabalhado, o governo de Rondônia realiza na próxima sexta-feira o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores e no dia 22 quitará a folha de dezembro. A somatória chega a mais de R$ 500 milhões, entre a folha de novembro já paga no último dia 28, a folha de dezembro e a metade do 13º. A primeira parcela foi paga no dia 30 de junho.

Conforme o secretário de Finanças, Wagner Garcia Freitas, a intenção é, além de valorizar os servidores, estimular a economia regional. “Estamos pagando antecipadamente esse dinheiro porque o que queremos é que ele circule no Estado antes das pessoas viajarem e irem fazer compras fora de Rondônia. Queremos um Natal bastante farto, alavancando a nossa economia”, friou.

O secretário adiantou que a situação não está fácil para nenhum Estado. “São 12 Estados atrasando salários e pagando parcelado, e outros não pagaram ainda nem o 13º de 2016. Nós não temos liquidez nem margem para aumentar ou criar novas despesas, mas a folha está dentro do que podemos pagar e nós vamos continuar mantendo o compromisso com os nossos servidores”.

O governo ainda anunciou o calendário salarial de 2018, com o primeiro pagamento dos servidores estaduais previsto para o dia 26 de janeiro. Os dias de pagamento dos meses seguintes variam entre 26 e 30, conforme a tabela assinada pelo secretário da Sefin, que já garante a primeira parcela do 13º de 2018 para o dia 30 de junho.