Acir Gurgacz elogia desempenho de cooperativas de crédito

Redação 23 de agosto de 2017 Comentários desativados em Acir Gurgacz elogia desempenho de cooperativas de crédito




Em seu pronunciamento no Plenário do Senado, nesta segunda-feira (21), o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) destacou o melhor desempenho das cooperativas de crédito em Rondônia, quando comparadas às instituições tradicionais, como os bancos.

Segundo o senador, enquanto bancos, como o Banco do Brasil, decidem fechar agências em pequenos municípios, as cooperativas de crédito estão presentes em todas as cidades rondonienses.

A explicação para o sucesso é simples, disse o senador. Na opinião dele, em tempos de crise, somente com a ajuda mútua, principal característica das cooperativas, as pessoas conseguem melhor enfrentar as dificuldades.

Acir Gurgacz lembrou que, além das de crédito, as cooperativas rurais, de transporte, serviços, saúde e educação estão presentes em Rondônia.

— Rondônia já conta com 116 cooperativas registradas na Organização das Cooperativas do Brasil e tem cerca de 150 mil cooperados. Essas cooperativas já movimentam cerca de 20% do Produto Interno Bruto de Rondônia e, com certeza, estão contribuindo de forma decisiva para o desempenho da nossa economia, que tem crescido, em média, 5% ao ano, nos últimos 10 anos.

O senador Acir Gurgacz aproveitou para defender a aprovação do projeto que cria a lei geral do cooperativismo, com o objetivo de fortalecer o setor, especialmente as cooperativas ligadas à agroindústria.

A proposta já foi aprovada pelo Senado, mas aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Fonte: Redação / Jean Richardson

Comentários encerrados.